Projeto: Capacitação de Jovens no Desenvolvimento de Software Web

Workshop aconteceu de forma virtual e teve o objetivo de aproximar empresas pernambucanas e europeias para geração de negócios.

O Curso de Desenvolvimento de Software promovido pelo Softex Recife e coordenado pelo Prof. e Consultor Ivaldir de Farias Junior começou em Agosto de 2020 e terminou em Março de 2021. O mesmo teve como principal objetivo a formação de jovens em busca do primeiro emprego. No curso os alunos tiveram aula de Pensamento Computacional, Lógica de Programação, Python e Desenvolvimento WEB somando um total de 88h.

Além das aulas online que ocorreram duas vezes por semana de forma online, os alunos tinham desafios semanais e projetos a serem desenvolvidos em cada módulo.

Ao final do curso, os alunos participaram de um Hackathon que fazia parte do plano de ensino do curso. Neste Hackathon, os alunos formaram equipes e em seguida tiveram que escolher uma ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU para tentar resolver um problema real criando uma aplicação WEB. O Hackathon resultou em dois projetos: Recicle já (github) que tem o objetivo de mostrar os pontos de coleta de lixo em Recife de forma colaborativa. E o projeto Conexão Ajuda (github), que é uma plataforma para promover o trabalho voluntário de impacto social.

O Coordenador Executivo do Softex Recife Eduardo Paiva, afirmou que “faz parte da missão do Softex Recife capacitar novos talentos para o mercado de TIC’s do arranjo produtivo local.” Ele ainda afirmou que ficou impressionado com a relevância dos projetos, bem como, as apresentações de cada equipe.

“Aprendi muito com esse curso, muito com a professora, me deu uma direção do que quero fazer profissionalmente, de como estudar por conta própria e apesar do curso ter acabado ainda tenho muito material pra ver, cursos indicados que pretendo concluir e tudo graças ao curso, estou realmente grata e ansiosa para os próximos cursos.”

Izadora Oliveira

“Sou eternamente grata por essa oportunidade, nunca imaginei uma experiência tão intensa e edificante, comecei com pouco conhecimento, mas decidi não desistir, mesmo sempre achando que não era capaz ou não tinha conhecimento suficiente, a comparação não ajuda nesses momentos e eu percebi que não era igual a ninguém e por isso não deveria me comparar a outros alunos. Todo o incentivo que recebi foi fundamental, os feedbacks da professora me fizeram enxergar que eu podia e que era capaz. Assim, como todo mundo, eu estava na aula para aprender e realmente aprendi muito. Neste tempo, consegui ir além dos meu limites, mesmo com os desafios, não desisti e adquiri muito conhecimento!! De certa forma, tive a oportunidade de me conhecer melhor e isso me ajudou bastante. Aprendi a gerenciar melhor o meu tempo, realmente vivenciei coisas que levarei para toda a minha vida.“ Stheyce do Carmo

“Estou muito feliz por ter concluído com êxito o curso, apesar das dificuldades, continuei me esforçando nas pesquisas, em tentativas, com a ajuda de outros colegas e amigos da área. Pude explorar muito a minha criatividade nos projetos, em especial no front-end que gostei bastante. Vou sentir saudades das pausas estratégicas, das atividades do Kahoot. Quero deixar um agradecimento especial para cada membro que esteve diretamente ligado na realização do curso: Tatyane, Ivaldir Junior, Cleison, Eduardo Paiva e outros que participaram de forma direta ou indireta, mas que sem todos vocês nada disso seria possível. Irei continuar com meus projetos pessoais de desenvolvimento e também irei continuar sempre aprendendo. O curso expandiu ainda mais os meus horizontes na área de Programação. A jornada foi incrível, mesmo tendo altos e baixos, porém, além das hard skills, as soft skills ajudaram muito a continuar, a perseverar, apesar das adversidades, mas assim é a vida que é feita de ciclos. Então, assim finalizei mais um ciclo e que venham novos ciclos!” Nicolas Mathias (video)

“Eu não sabia, literalmente de nada de programação, tudo que eu sei hoje, foi graças ao curso. Eu não sabia nem o que era uma linguagem de porgtamação. Hoje, consigo programar tranquilamente em 2 linguagens e sei o básico de outras 2,. Além disso, eu tenho 3 aplicações em websites 100% funcionais. Tudo isso graças a esse curso, graças ao Softex Recife e a Professora Taty Calixto.” Eduardo Marques

“Eu amei o curso e toda a experiência que obtive ao longo do caminho, sem contar com os colegas que eu fiz. A professora sempre foi muito atenciosa, ajustando os nossos erros e enaltecendo nossas qualidades.” André Luan

LOCALIZAÇÃO

R. Domingos José Martins, 75 • Coelhos • Recife • PE • 50030-200

FALE CONOSCO

[wpforms id=”1065″ title=”false” description=”false”]

REDES SOCIAIS

ATENDIMENTO

E-mail: contato@softexrecife.org.br

Fone: (81) 3224.4251